Introdução

No mundo tecnológico no qual estamos inseridos, integrar as tecnologias na sala de aula ainda é um desafio para os educadores, pois eles na maioria das vezes não apresenta habilidade em trabalhar com esses recursos digitais, sendo necessário que o mesmo busque esse conhecimento em outros espaços. No entamto, nem sempre isso garante o domínio e segurança dessas tecnologias. Embora alguns educadores se sintam inseguros e despreparados, percebem o potencial dessas ferramentas e procuram introduzi- las no contexto de sua sala de aula, seja como uma atividade prática no computador, tablets ou até mesmo no celular.

Para Leite (2000):

Sabemos que o conhecimento não é uma condição inata do ser humano, nem algo pronto e externo a si próprio. Tampouco nos contentamos em considerá-lo como uma construção ordenada e linear. Entendemos o conhecimento como o resultado de uma rede de relações sociais, culturais, físicas e simbólicas; em que diferentes influências e fatores constituem os objetos de conhecimento e os sujeitos cognoscentes. Assim, o homem é criador e criatura da sociedade; produto de suas próprias produções e de suas instituições. E o conhecimento acontece em uma rede, com muitos fios e diferentes tramas.”(p.01).

A busca de novos desafios deve ser uma prioridade e objetivo do educador, pois exige um planejamento didático que requer organização aberta e flexível, o que torna fundamental a formação a cerca das novas tecnologias educacionais, pois quando estas são utilizadas de maneira astuta, produz democratização do conhecimento. É evidente que o uso das tecnologias pode aproximar educador e educando, além de ser favorável na exploração de conteúdos de forma interativa. Neste momento,o educando para de ser mero receptor que só observa e muitas vezes não compreende, e passa a ser ativo e participativo. Porém, é notória a ausência de formação de qualidade para os educadores quanto ao uso das tecnologias.

Para Behrens, (2000):

O aluno precisa ultrapassar o papel de passivo, de escutar, ler,decorar e de repetidor fiel dos ensinamentos do professor e tornar-se criativo, crítico, pesquisador e atuante, para produzir conhecimento.[...]Portanto, professores e alunos precisam aprender a aprender como acessar a informação, onde buscá-la e o que fazer com ela.(p.70)

Dessa forma, as novas gerações que convivem nessa nova era tecnológica, a todo o momento estão se atualizando. São informações que são ampliadas rapidamente, o que exige do educador uma metodologia de ensino pautada na interação professor- aluno, além de um conhecimento crítico bem estruturado, com uma fundamentação teórica que possa encaminhar o educando a uma reflexão crítica sobre o assunto abordado. Assim, o educador torna- se responsável por ordenar capacidades cognitivas individuais e coletivas. Contudo, cabe ao educador orientar os educandos sobre onde e como eles devem buscar informações, com o intuito de torná-los um ser crítico autônomo e pesquisador.